pesquisa sobre foguetes a água
- dixmadutavares
- 30 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
1. Como construir o foguete: https://youtu.be/hLs4yXlty8Q https://youtu.be/ulOqLurI4FU https://youtu.be/XGJRgMUYgyc - Aletas: As aletas são superfícies que se estendem de um objeto com a finalidade de aumentar sua troca térmica com o ambiente a partir de trocas de calor por convecção. aleta longitudinal de perfil retangular; (b) tubo cilíndrico com aletas de perfil retangular; (c) aleta longitudinal de perfil trapezoidal; (d) aleta longitudinal de perfil parabólico; (e) tubo cilíndrico equipado com aleta radial; (f) tubo cilíndrico equipado com aleta radial com perfil cônico truncado; (g) pino... Aletas são superfícies utilizadas para a dissipação de calor. ... O interessante é que a transferência de calor por radiação é máxima em um vácuo completo. Em termos práticos, na Engenharia, esta forma de calor tem um significado com temperaturas acima (ou por volta) de 500 0C. De forma geral e resumida, as aletas têm como principal função aumentar e estender a superfície de troca, proporcionando assim uma construção mais compacta dos trocadores, reduzindo seu custo fabril, e aumentando determinantemente sua eficiência. https://youtu.be/hLs4yXlty8Q
- Construção das aletas:
Comece cortando a bandejinha de isopor para fazer 3 aletas. Você vai ter muita folga, pois as medidas são 85x60x30 mm. Identifique o bordo de ataque e o bordo de fuga. Lixe o bordo de ataque de tal forma que ele fique com uma seção levemente circular. Lie o bordo de fuga em um ângulo mais fechado, para que ele vá afinando aos poucos. Nesse ponto você pode laminar as aletas.
Basta cobri-las com fita de empacotar transparente.
Aproveite que o nariz pode ser facilmente intercambiado e instale as aletas. Para isso, divida a circunferência da garrafa por três e alinhe as aletas no lugar.
Sites:
- Quantas aletas usar? A quantidade de aletas usadas em foguetes no geral podem ser de 3 ou 4 aletas, que podem ser escolhidas de acordo com o material, massa, forças envolvidas e a quantidade de forças restauradoras que deve ser usada levando em conta o centro de pressão e o centro de gravidade.
Utilizar aletas a menos ou a mais se torna desnecessário, utilizar 2 aletas permite que o foguete sofra a ação de forças desestabilizadoras que gira o foguete fazendo com que não siga a direção de voo, e ainda desequilibrando a proporção do centro de pressão com o centro de gravidade; utilizar 5 aletas não força o foguete sair da direção de voo, porém aumenta a massa, diminuindo a propulsão, a distância percorrida ou ainda o equilíbrio do foguete em relação ao centro de pressão e gravidade.
A diferença entre usar 3 ou 4 barbatanas depende também diretamente o foguete utilizado, para foguetes com baixo desempenho e arrasto se recomenda o uso de 3 aletas, que diminua em 25% o arrasto de interferência (arrasto causado pela interferência do fluxo de ar sobre o corpo e as aletas na junção). Outra informação que deve ser levada em conta é o fato de que 4 aletas podem ser fixadas em uma distância regular e distribuição igual em torno do foguete do que 3 aletas.
Deve-se sempre fazer testes para definir o tipo ideal de aleta e a quantidade para o tipo de foguete projetado.
Nos foguetes modernos as aletas não possuem grande importância, pois giram seu bico de escape para fornecer estabilidade.
referencias:
- responsáveis :
Amanda Freitas, Lucas Lemkuhl e Maria Tavares
Comments